Quando os computadores começam a fazer bluff no Poker
Dois informáticos pesquisadores na Universidade Witwatersrand na África do Sul, Evan Hurwitz e Tshilidzi Marwala, anunciam a descoberta dos computadores terem a capacidade para fazer bluff no Poker.
O amador de Poker questiona a capacidade de simular das inteligências artificiais e eventualmente jogar contra todas as probabilidades, para além de que estes «robots» teriam uma vantagem certa: não mostrarem sinais de ansiedade ou certos gestos que poderiam denunciar a sua ansiedade.
Os dois investigadores demonstraram que os computadores para além de poderem fazer bluff também conseguem criar uma táctica sozinhos!
Os pesquisadores decidiram colocar um agente a observar dois robots a jogar contra outros dois robots qualificados para ver o que aconteceria, sem o conhecimento das regras do jogo.
Os robots começaram pouco a pouco a desenvolver uma verdadeira personalidade, agressiva ou conservativa dependendo dos seus sucessos passados. O mais fantástico dos jogadores, chamado Randy, conseguiu mesmo fazer bluff: «Apesar de ter uma mão fraca, este escolheu jogar contra todas as probabilidades que lhe pediam para desistir».»
No mesmo registo, outro desafio do mesmo género vai ocorrer em Vancouver, nos dias 23 e 24 de Julho 2007. Duas figuras profissionais do bluff no Poker, Phil Laak e Ali Eslami, enfrentaram a inteligência artificial, o Polaris, inventado pelos programadores da Universidade de Alberta!